Mês: NOVEMBRO
Próxima Mega Célula: 22/11/2012 às 19:30 - A MEGA CÉLULA SERÁ ANTECIPADA PARA A PENÚLTIMA 5ª-FEIRA (22/11) E O ESTUDO SERÁ RETOMADO E CONCLUÍDO NA SEMANA SEGUINTE.
Lealdade e Deslealdade
Introdução
"Lealdade não significa nada menos que ter em seu coração o princípio absoluto da abnegação." (Woodrow Wilson)
Nos próximos meses estaremos dando foco ao tema com base no livro “Lealdade e Deslealdade” de Dag Heward-Mills, entendendo, sobretudo, a cultura de lealdade, fidelidade e honra que é essencial para o crescimento do corpo de Cristo e para a manifestação do Reino de Deus.
Porque estudar sobre este assunto? Porque a igreja deve ir à contramão da cultura de deslealdade que tem impregnado a sociedade, e, infelizmente, a mídia tem sido o grande veículo transmissor dessa cultura.
Compartilhe: Você consegue identificar em cada esfera da sociedade a atuação da deslealdade?
Neste mês de novembro começaremos falando de seis razões porque lealdade é tão importante.
1ª Semana - 30/10/2012 a 03/11/2012
1. Lealdade é a principal qualificação de todo aquele que serve no corpo de Cristo.
É um engano pensarmos que quanto mais dons a pessoa possuir, mais qualificada ela estará para o serviço no Reino de Deus.
Em matéria de dons, a igreja em Corinto não tinha falta de nenhum deles (1 Co. 1:7) com exceção do amor, que é uma das manifestações na vida de quem é leal. Logo no primeiro capítulo da primeira carta aos Coríntios, Paulo destaca dois grandes problemas na igreja local: Orgulho (1 Co. 1:28-31) e Divisão (1 Co. 1:10-16).
Não devemos cometer o erro de valorizar uma pessoa porque por possuir muitos dons, sem que estes sejam acompanhados de lealdade, que é o fruto do amor.
“O que se requer destes encarregados (pessoas que estão debaixo de uma missão) é que sejam fiéis.“ (1 Coríntios 4:2)
Jesus, no evangelho de João capítulo 15, disse que a única forma de darmos frutos que permaneçam é nos mantendo conservados debaixo de suas instruções. Uma das características da pessoa leal é a permanência dela debaixo de uma visão, de um chamado. Na versão NVI o capítulo 15 de João tem a ocorrência da palavra “permanecer” e suas derivações cerca de 12 vezes, o que nos faz refletir sobre a sua importância.
Compartilhe: Qual é a sua ideia sobre permanecer?
Você faz parte de uma igreja local, e por isso deve ser leal (se submeter) ao que Deus tem proposto a este ministério, através, da vida do pastor. A lealdade é a principal qualificação para que você frutifique em todas as áreas.
Texto para reforço: 1 Coríntios 1 e 13.
2ª Semana - 06/11/2012 a 10/11/2012
2. Para o amor de Deus encher a igreja.
A igreja deve operar com o poder do amor, da unidade e do trabalho em equipe.
“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:35)
Como discípulos, precisamos manifestar o amor sobre o qual Jesus falou. Se praticarmos o amor no nosso dia-a-dia, então esta será a nossa marca, aquilo pelo qual seremos conhecidos. Com isso, as pessoas serão atraídas ao nosso meio e se sentirão a vontade para permanecer.
Compartilhe: Como podemos manifestar o amor de uma forma prática?
Um ambiente de discórdia e confusão ao invés de ajuntar as pessoas, espalha (Mt. 12:30). O nosso ambiente deve ser conhecido como um lugar de refúgio, onde as pessoas são bem acolhidas e amadas. Isso gera estabilidade e segurança para o desenvolvimento da igreja.
Vemos em vários eventos bíblicos a unanimidade trazendo a manifestação da presença de Deus no ambiente. A unanimidade, além de ser uma das características das pessoas leais ela permite o amor de Deus encher a Igreja.
Texto para reforço: Atos 4:24-31; Atos 2:1-2; 1 Coríntios 1:10.
3. Para haver um bom funcionamento e o devido crescimento do corpo de Cristo.
Cada membro do corpo tem a sua função e consequentemente o seu limite de atuação. Só podemos cumprir o propósito de sermos corpo de Cristo, se compreendermos a importância da interdependência. (1 Co. 12:21, 25-26)
Compartilhe: Num exercício prático, como podemos expressar a interdependência?
Imaginemos se no nosso corpo algum órgão decidisse parar de funcionar, tamanha seria a desordem que ele poderia gerar. É isso que a deslealdade pode causar quando um membro decide não ser leal ao seu propósito. Nós fomos chamados para cumprirmos uma função no corpo de Cristo e somente por intermédio da lealdade que conseguiremos cumprir o nosso objetivo de forma que cresçamos em tudo. (Ef. 4:15)
Texto para reforço: Efésios 4:15-16.
3ª Semana - 13/11/2012 a 17/11/2012
4. Para alcançarmos as multidões.
O Senhor Jesus contou com doze homens (incluindo Matias, substituto de Judas) que obedeceram a visão do Reino de Deus e abraçaram a missão (Mt. 28:19-20), e com isso multidões têm sido alcançadas.
Compartilhe: Você conhece a visão e a missão de sua igreja local?
Somos uma igreja apostólica cuja característica é ser destemida e que caminha para o futuro. Por intermédio do pastor, Deus estabelece uma visão clara da Sua vontade para a igreja local e conta com pessoas leais que contribuam para o cumprimento da visão.
Em Atos 5:35-40 vemos Gamaliel, um doutor da lei, manifestando sua posição num conselho formado com o objetivo de parar a Igreja. Ele disse que se a visão e a obra da Igreja fossem de homens, se desfariam; porém, se fossem de Deus não poderia ser impedida. A fórmula VISÃO DE DEUS + PESSOAS LEAIS tem como resultado o SUCESSO da empreitada. Deus conta conosco, como pessoas leais, para alcançarmos as multidões.
Texto para reforço: Atos 5.
5. Para que a visão se perpetue.
Um dos significados da palavra “perpetuar” é “dar ou ter sucessão por muito tempo”.
“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (2 Timóteo 2:2)
Entendemos que a nossa geração vai passar, mas se formos leais em cumprirmos a visão e a compartilharmos com outros, a geração seguinte dará continuidade ao que desempenharmos hoje.
“E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.” (2 Reis 18:3)
Texto para reforço: 2 Reis 18, 19 e 20; Deuteronômio 6:7.
4ª Semana -27/11/2012 a 01/12/2012
6. Para colhermos nossa plena recompensa.
A honra é fruto da lealdade e todos nós esperamos ouvir as seguintes palavras: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’. (Mateus 25:21)
Compartilhe: Qual é o seu entendimento sobre recompensa?
O lugar de honra passa pelo caminho da humildade para com todos (1 Pe.5:5), do respeito para com as autoridades na casa de Deus (Rm. 13:1; 1 Pe. 5:5; Hb. 13:17) e do servir com alegria uns aos outros (1 Pe. 4:10).
Jesus, sendo Deus, esvaziou-se de toda a sua glória e assumiu a forma humana de servo, para aprender a obediência e cumpriu-a até a morte, sendo-lhe reservada, no final, uma honra não concedida pelos homens, mas pelo nosso Pai celestial. Com isso, convém-nos dizer que o nosso lugar de honra e bênção está reservado, mas não antes de trilharmos este caminho proposto. (Fp. 2:3-11)
Jesus declara que pelo fato dos discípulos terem permanecido com ele nas suas tentações, havia sido designado aos seus servos fiéis um Reino e o poder de julgarem as doze tribos de Israel. (Confira Lucas 22:24-30)
Aqueles que permanecem nos tempos difíceis são diferentes daqueles que chegam quando tudo está indo bem.
Todos nós precisamos compreender que será a integridade de uma aliança que nos levará a lugares de honra em Deus.
Texto para reforço: Hebreus 6:10.