31 de jul. de 2012
Estudo para as células- agosto
Estudo para a célula (agosto)
Texto Bíblico base: Atos 9:1-10
•Tema: A importância da Autoridade
•Introdução – Tudo que há no universo é mantido pelo poder da palavra de Deus, que expressa sua autoridade.
Deus é a autoridade em todas as coisas. Toda autoridade foi, é e sempre será constituída por Deus, por isso, nós que desejamos amar e servir ao Senhor de todo o coração precisamos entender a importância de nos submetermos a Sua autoridade direta e indiretamente (líderes e pais espirituais que Ele designou para nossa vida).
Semana 1 (02/08 a 08/08)
1 - Paulo tinha uma missão. Ele entendia muito bem sobre obediência a autoridades e estava devidamente autorizado a prender cristãos (vs. 2), porém, ele teve um encontro com Jesus no caminho de Damasco e sua primeira frase foi: Quem és Senhor? (vs. 5) e depois diz: O que queres que eu faça? (vs. 6)
Reforço
• Reconhecer autoridade é uma questão de educação e cultura.
Mesmo antes de convertido ele era submisso, ainda que fazendo a coisa errada (vs. 2).
• Se você for ensinado sobre autoridade delegada não terá dificuldade de obedecer ao Senhor!
A pré-disposição em obedecer de Paulo o fez entender que ele estava se encontrando com um novo Senhor, uma nova ordem para a sua vida, e ele se mostrou pronto a submeter-se (vs. 5 e 6).
Semana 2 (09/08 a 15/08)
2 - ... e lá te será dito o que te convém fazer. Atos 9:6
Gosto da forma como Jesus trata Paulo aqui; já que ele queria obedecer, o Senhor lhe dá uma ordem e não explica mais nada.
Reforço
• Quando Deus te der uma ordem Ele não vai explicar porque deu aquela ordem! É assim que o Senhor age, Ele manda e nós obedecemos!
Paulo estava cego depois de ter tido a maior visão da sua vida e ainda não sabia nada o que iria acontecer, mas, obedeceu (vs. 6), insistiu na obediência e não parou até cumprir na sua vida o sonho dele.
• Quem iria dizer a Paulo o que ele deveria fazer? Alguém.
O Senhor ignorou a Paulo quem o iria conduzir a sua vontade; ainda não era a hora dele saber.
Não tente adivinhar quem, como ou aonde. Procure obedecer a ordem e ao líder que foi designado por Deus e deixa ele te conduzir a um novo tempo de Deus!
Semana 3 (16/08) a 22/08)
3 - E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias!
E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. Atos 9:10
Quem iria dizer a Paulo o que ele deveria fazer não era ninguém mais ninguém menos que Ananias, discípulo conhecido de Deus.
Somente discípulos, ou seja, gente obediente e submissa poderá gerar o novo de Deus.
Reforço:
• Discípulos obedecem mesmo quando não entendem ou tem medo, ou mesmo quando não tem vontade de fazer, porque sabem que precisam gerar outros (vs. 13).
• O discípulo está sempre pronto a ir, para ser transformação de Deus na vida de pessoas. Ananias foi, entrou na casa e chamou um “assassino cego” de irmão, ou seja, reconheceu que perante o Senhor somos todos iguais. Orou com ele com imposição de mãos, profetizou a visão e batismo no Espírito Santo (vs. 17).
• No início a submissão de Paulo foi cega para a morte, agora a submissão com a visão clara de Jesus Cristo para a vida!
Paulo foi curado, batizado, aprendeu com os discípulos e logo pregou sobre Jesus, seu novo e agora único Senhor.
Quem é o seu Senhor, o seu dono e quem é o discípulo que Ele colocou para que você se submeta e seja discipulado para viver um novo tempo de Deus na sua vida?
3 de jul. de 2012
Estudo para as células - julho
Estudo para a célula (julho)
Texto Base – Texto Bíblico Base: Rom. 13:1-8
• Tema: A importância da Autoridade
• Introdução – Tudo que há no universo é mantido pelo poder da palavra de Deus, que expressa sua
autoridade. Deus é a autoridade em todas as coisas. Toda autoridade foi, é e sempre será constituída por
Deus, por isso nós que desejamos amar e servir ao Senhor de todo o coração, precisamos entender a
importância de nos submetermos a sua autoridade direta e indiretamente.
Semana 1 (05/07 a 11/07)
1 - "Todos devem sujeitar-se às autoridades superiores, pois não há autoridade que não venha de Deus; as
autoridades que existem foram por ele estabelecidas." Romanos 13:1
Vivemos um tempo em que a rebeldia está na moda; e isso é notório na mídia. Nós cristãos, por muitas vezes, temos a mentalidade limitada acerca da obra de Cristo. Ele nos resgatou do pecado, o pecado que é a própria rebeldia. O resgate que Cristo operou em nós além de nos dar o direito de sermos salvos nos introduz em um Reino de obediência. Portanto quem nasceu de novo é filho da obediência. Entenda 3 pontos:
• O desobediente ira a Deus. Efésios 5:6
• Cristo nos resgata da ira de Deus e nos transporta para o reino da sua obediência. Romanos 5:19
• A recompensa da obediência é a vitória plena do cristão. Romanos 16:20
Semana 2 (12/07 a 18/07)
2- "Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos." Romanos 13:2
Rebeldia no Céu: Agora que demos um panorama básico sobre o dever de obedecer, vamos falar da rebeldia em sua origem e suas consequências. O arcanjo transformou-se em satanás quando tentou usurpar a autoridade de Deus (Isaias 14:12-15; Ezequiel 28:13-17).
Aquele que diz servir a Deus jamais deve desobedecer às autoridades, pois isso é um princípio satânico. Satanás não tem medo quando pregamos a palavra de Cristo, mas como tem medo quando nos submetemos à autoridade.Muitos pensam andar perto de Deus porque conhecem as escrituras, mas andam perto do inimigo porque não se submetem a uma autoridade. (Romanos. 13:1-2)
Semana 3 (19/07/2012)
3 - "Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e
aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos." Romanos 13:2
A ordem de Deus - Gênesis 2:16-17: O ponto crucial dessa recomendação não era a proibição de comer o fruto, Deus estava ensinando Adão a obedecer, pois só quem está debaixo de autoridade, tem autoridade. A rebeldia do homem e sua queda - Gênesis 3:1-6. Eva desobedece a Adão e a Deus. Ela descobre o cabeça por vontade própria.
Conclusão: Anjos e homens se rebelaram contra Deus em desobediência e o nosso destino era a morte eterna (Romanos 3:23), mas na consumação dos séculos Deus enviou o seu Filho que nos comprou, nos libertando da lei do pecado e da desobediência. Romanos 5:17-19;
"Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal. E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém." Romanos 16:19-20. Só os obedientes vão reinar sobre todas as obras de satanás.
Assinar:
Postagens (Atom)